Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Notícias

Retrospectiva 2022

15-12-22 | Notícias

Já é tradição do CRBM-5 fazer uma retrospectiva ao final de cada ano para lembrar tudo de especial que aconteceu. Em 2022, é claro, não seria diferente. Ainda mais que, neste ano, pudemos registrar tão importantes realizações e conquistas biomédicas, que reafirmaram a importância da Biomedicina para a saúde e a ciência brasileiras. Além disso, o CRBM-5 teve um ano cheio de compromissos de promoção e valorização da Biomedicina, que podem ser conferidos logo abaixo.

 

Inclusão dos biomédicos

O CRBM-5 manteve o pé na estrada para o projeto de inclusão dos biomédicos na saúde pública do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Foram 10 encontros com as prefeituras e secretarias de saúde. Algumas delas, inclusive, receberam a visita do CRBM-5 pela primeira vez, como foram os casos de Bagé (RS) e de Balneário Piçarras (SC). Outras cidades visitadas foram Dom Pedrito (RS), Caçapava do Sul (RS), Campo Bom (RS), Passo Fundo (RS), Rio Grande (RS), Pelotas (RS), Canela (RS) e Frederico Westphalen (RS).

Com o mesmo objetivo, o CRBM-5 marcou presença nos dois principais eventos nacionais de saúde que envolvem os municípios: a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios (foto) e o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

 

Primeiros biomédicos da SES-RS

Com muito orgulho, o CRBM-5 acompanhou a nomeação de 15 biomédicos como servidores da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Eles são os primeiros profissionais da Biomedicina a assumirem o cargo de especialista em saúde no Estado. Isso só foi possível graças a Lei nº 15.729, sancionada em novembro de 2021, que incluiu a Biomedicina como área de formação para o cargo de especialista em saúde na SES-RS.

 

Oportunidades aos biomédicos

O CRBM-5 reuniu-se com instituições para promover a Biomedicina e incentivar a participação dos biomédicos nos processos seletivos destas entidades. Foi assim com a Associação Comercial e Industrial de Chapecó, a Companhia de Água e Abastecimento de Santa Catarina (CASAN)  e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (foto).

 

 

Biomédicos em ação

Mais uma vez o CRBM-5 destacou o trabalho feito por biomédicos em diversas áreas da Biomedicina. Na gestão pública, conversou com a Lenara Friedrich, primeira biomédica nomeada por concurso público de São Borja, onde é coordenadora do Laboratório de Fronteira; e com a Gabriele Brehm, que assumiu a coordenação da Assistência Laboratorial da Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Já o biomédico Tiago Griz falou sobre o seu trabalho na área de análise ambiental, como supervisor industrial da Sulpet, empresa que atua na reciclagem de plásticos.

E, por fim, divulgamos um projeto solidário que tem participação ativa de biomédicos, o Laboratório de Rua (foto). Como voluntários, Victor Hugo Fros Boni e Juliana Valadão coordenam a ação que oferece testes rápidos gratuitos a comunidades carentes de Porto Alegre.

 

Pesquisas

O CRBM-5 também registrou os importantes resultados alcançados por biomédicos no campo da pesquisa. Primeiro conversou com a Lívia Fratini (foto), que fez uma importante descoberta sobre a relação do gene ZEB1 com os casos mais graves do câncer cerebral infantil.

Já Gabriela Kniphoff Lawisch identificou que a presença de um genótipo é fator de risco para doenças de próstata.

A Covid-19 ainda tem sido investigada pelos biomédicos brasileiros, tanto que uma pesquisa realizada no país foi publicada na revista Nature, uma das mais importantes do mundo. Entre os profissionais que estudaram a genômica do SARS-CoV-2 na determinação da dinâmica da transmissão do vírus em 2020 e 2021 no Brasil, esteve o conselheiro do CRBM-5 Vlademir Cantarelli.

Juntamente com a conselheira Flávia Brust, Cantarelli também participa de outra pesquisa relacionada à Covid-19, que faz a vigilância genômica do SARS-CoV-2 em profissionais de saúde e pessoas hospitalizadas. Ainda em andamento, o estudo identificou uma variante inédita da Ômicron no Brasil.

 

Mundo afora

Os biomédicos que buscaram oportunidades fora do Brasil foram tema da série “Biomédicos Mundo Afora”. Saionara Trento e Ramon Bossardi contaram um pouco das suas trajetórias profissionais e deram orientações para quem quer seguir uma carreira no exterior.

 

Novidades

Importantes decisões do CFBM marcaram o ano de 2022 na Biomedicina.

A primeira foi a resolução que autorizou biomédicos de determinadas habilitações a solicitar exames laboratoriais para acompanhamento.

Logo depois, o CFBM regulamentou a atuação dos biomédicos na suplementação alimentar, autorizando profissionais a serem RT de empresas que produzem e comercializam estes produtos assim como a prescrição.

Por fim, o CFBM reformulou a habilitação de Informática da Saúde, denominada agora como Bioinformática.

 

Homenagens

No início do ano, o CRBM-5 entregou o último prêmio em homenagem aos profissionais e entidades que desempenharam papel de relevância durante a pandemia. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre recebeu o reconhecimento pela atuação no diagnóstico de casos de Covid-19.

E durante o ano, o CFBM e CRBM-5 entregaram a medalha “Biomédico do Ano” a 25 profissionais do RS e de SC, em homenagem aos serviços prestados à Biomedicina.  Foram contemplados biomédicos de diversas categorias como influencer, empresário e coordenador de curso.

 

Eventos

Em parceria com a ASBBM, o CRBM-5 promoveu o maior evento de Biomedicina do Sul do Brasil, o III Congresso Latino-americano de Biomedicina e Ciências do Laboratório (foto). Com uma programação variada e mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais, reuniu mais de mil participantes entre estudantes de Biomedicina e profissionais.

E em 2022, o CRBM-5 também colocou na rua o projeto “CRBM-5 na sua Região” em que promove a aproximação do Conselho com a comunidade biomédica do RS e de SC através da realização de palestras sobre fiscalização, habilitações, código de ética, entre outros temas. Neste ano, Chapecó e Itajaí receberam o projeto.

Imprensa CRBM-5

Compartilhe nas Redes

Skip to content