Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Destaque

Biomédica coordena Laboratório de Fronteira de São Borja

25-03-22 | Destaque, Notícias

Com apenas 60 mil habitantes, São Borja, no Rio Grande do Sul, não se destaca pelo tamanho da sua população. O que coloca a cidade no mapa gaúcho e brasileiro é, além da sua rica história, a localização. Na fronteira entre Brasil e Argentina, possui um papel estratégico na relação entre os dois países – inclusive na saúde.

Lenara entrou no LAFRON em 2015, sendo a primeira biomédica nomeada por concurso público em São Borja

Não por acaso São Borja abriga um dos Laboratórios de Fronteira, unidades do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde que têm função essencial na vigilância epidemiológica e sanitária nas regiões de divisa do Brasil com outros países.

E à frente do LAFRON de São Borja, está Lenara Friedrich, a primeira biomédica nomeada por concurso público no município. Sob responsabilidade do LAFRON está a coleta de material para investigação de possíveis surtos de doenças na região. “Também colaboramos no cumprimento dos Acordos Internacionais, nas áreas de prevenção e controle de doenças, produtos e serviços”, conta Lenara, que trabalha no laboratório desde 2015. Outra função da equipe de sete funcionários coordenada por Lenara é a de auxiliar o Laboratório Central do Rio Grande do Sul (LACEN-RS).

Além dos exames básicos de análises clínicas, o LAFRON realiza aqueles de identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis, quantificação de carga viral para HIV e HCV e contagem de linfócitos TCD4+. Além de São Borja, municípios vizinhos são atendidos com exames de HIV. “Somos também referência local para baciloscopia de tuberculose e hanseníase, e testagem para leishmaniose visceral”, destaca a biomédica.

Lenara coordena uma equipe de sete funcionários

Como servidora pública, Lenara acredita que o biomédico é capaz de colaborar com toda rede pública de saúde, como no monitoramento, na pesquisa, gestão, educação, orientação e na implementação de estratégias. No entanto, ela destaca que a principal contribuição do biomédico à saúde pública, como um todo, é nos laboratórios públicos. “Lá é possível buscar a solução de muitos problemas de saúde apresentados nas comunidades, sendo um órgão auxiliar essencial dos programas de Vigilância em Saúde, na prevenção e controle de agravos”, comenta.

 

Compartilhe nas Redes

Skip to content