Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Notícias

Passo Fundo deve encaminhar proposta de inclusão de biomédico

07-01-22 | Notícias

O CRBM-5 esteve, nesta quinta-feira (06), em Passo Fundo para reuniões com a Secretaria de Saúde e com a Câmara de Vereadores  em que solicitou o encaminhamento de um projeto que inclua o biomédico no quadro de servidores da saúde do município.

CRBM-5 apresentou projeto de inclusão do biomédico à secretária de Saúde de Passo Fundo, Cristine Pilate (ao centro)

No encontro com a secretária de Saúde Cristine Pilati, o presidente do CRBM-5, Dr. Renato Minozzo, apresentou informações sobre a profissão, lembrando que o Estado do Rio Grande do Sul, que recentemente incluiu o biomédico entre seus funcionários, possui cerca de seis mil profissionais de Biomedicina atuando nas mais diversas áreas da saúde. “O biomédico tem uma ampla área de atuação, desde a vigilância sanitária, epidemiologia, parte de diagnóstico por imagem, diagnóstico laboratorial, então, sua presença na rede pública é muito importante para contribuir com a qualidade de vida da população”, evidenciou.

Minozzo esteve também com o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Gio Krug. Na conversa com os representantes do Legislativo, ele ressaltou que é de fundamental importância para a saúde pública de Passo Fundo, um dos principais municípios do RS, incluir o biomédico. “O profissional biomédico está habilitado para trabalhar em várias áreas, tendo se destacado, inclusive, durante a pandemia, sendo responsável pela realização de mais de 90% dos testes de Covid”, destacou.

O vereador Gio Kurb prometeu apoiou à proposta de inclusão (Foto: Comunicação CMPF

A vereadora Ada Cristina Munaretto, que promoveu os dois encontros, reiterou a importância da proposta. “Como voluntária, há anos, na área de saúde, vejo a importância do biomédico, mas também percebo que não recebe o reconhecimento que deveria e, por isso, nos sensibilizamos para apoiar essa proposta e, a exemplo do que ocorre em outras cidades e no Estado, dar oportunidade aos biomédicos trabalharem na rede pública municipal”, salientou.

O vereador Gio parabenizou Dr. Renato pelo trabalho frente ao Conselho, reforçando a parceria da Casa Legislativa. “Muito importante a atuação do Conselho, buscando a inclusão dos profissionais, que, com certeza, só trará benefícios para a população, qualificando ainda mais o atendimento na rede municipal de saúde. Como legisladores, entendemos a relevância de dialogar sobre o assunto e por isso, faremos os encaminhamentos para que isso aconteça”, reforçou.

A partir da visita, a proposta será encaminhada ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Imprensa CRBM-5 com informações Comunicação Digital/CMPF

Compartilhe nas Redes

Skip to content