Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Destaque

Biomédicos coordenam projeto Laboratório de Rua, de Porto Alegre

22-06-22 | Destaque, Notícias

Um projeto que tem levado atendimento de saúde a comunidades carentes de Porto Alegre está, desde maio, sob a coordenação de dois biomédicos: Victor Hugo Fros Boni e Juliana Valadão. É o Laboratório de Rua, que oferece, através do trabalho voluntário de profissionais da saúde, a realização de testes rápidos (imunocromatográficos) para Covid-19, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez (Beta-HCG).

Os voluntários do Laboratório de Rua, Júlia Dalpiaz, Victor Hugo Fros Boni e Viviane Horn, com a Coordenadora da ONG , Camila Timm Wood

Desde o início das suas atividades, em outubro de 2020, já foram realizados mais de mil testes de pesquisa de anticorpos para Covid-19, 150 para identificação de ISTs e 20 para gravidez. Antes esporádicas, as saídas do grupo para atendimento tornaram-se mensais a partir de abril deste ano. Mas, segundo Victor, o objetivo é torná-las quinzenais, acompanhando a frequência das ações da ONG Médicos do Mundo, do qual o projeto faz parte juntamente com o Médicos de Rua, Enfermagem de Rua, Mente de Rua, Dentistas de Rua e Médicos Veterinários de Rua. “As ações são realizadas como se as pessoas estivessem em uma instituição de saúde, passando por todas as etapas de atendimento. E, quando necessário, são encaminhadas para os atendimentos especializados do SUS”, explica Victor.

O que tem impedido o Laboratório de Rua de estar presente em todas as ações da ONG é a falta de testes imunocromatográficos, pois o projeto, assim como os demais, depende de doações e parcerias. “A sociedade em geral bem como as instituições podem auxiliar com doações em dinheiro, de testes, com a infraestrutura, ajuda de custo com gráfica”, exemplifica Victor que, como coordenador, auxilia na organização das ações, no treinamento dos voluntários e na supervisão das atividades.

Envolvido, desde a graduação, em projetos voluntários, Victor revela que escolheu a Biomedicina justamente para poder ajudar comunidades carentes pelo mundo. “Saber que você está auxiliando pessoas desassistidas, não somente realizando exames, mas dando atenção, ou até mesmo um sorriso, é uma forma de retribuir por todo o caminho que trilhei”, avalia.

Para informações e doações: labderua.poa@medicosdomundo.org.brmdm.poa@medicosdomundo.org.br.

Imprensa CRBM-5

 

Compartilhe nas Redes

Skip to content