Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Destaque

Biomédico analista ambiental supervisiona empresa de reciclagem de plástico

19-07-22 | Destaque, Notícias

Uma classificação da qual não podemos nos orgulhar: o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos no mundo. Das 11,3 milhões de toneladas descartadas pelo país anualmente, somente 1,28% é reciclada. Mas se depender do trabalho do biomédico Tiago Griz, esta é uma realidade que pode – e deve – melhorar.

No primeiro trimestre, a Sulpet processou mais de 3 mil toneladas de material plástico.

Tiago é supervisor industrial da Sulpet, empresa que atua na reciclagem de plásticos PET, polipropileno (PP) e polietileno de alta densidade (PEAD). No primeiro trimestre deste ano, a companhia retirou do meio-ambiente e processou mais de 3 mil toneladas de resíduos plásticos.

A Sulpet compra o plástico de cooperativas e empresas de reciclagem, principalmente do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na fábrica, situada em Farroupilha (RS), o material é processado e transformado em três tipos de insumos plásticos (flakes, polímeros e pré-forma moída), que, ao final, são vendidos a indústrias para a confecção de novos produtos, tais como embalagens, materiais de construção, peças e, até, tecidos.

Estão sob a coordenação de Tiago 40 funcionários do setor de processos, do laboratório de análises e da estação de tratamento de efluentes. No laboratório, ele acompanha as análises da matéria-prima, que avaliam aspectos como a contaminação e a fluidez do plástico, essenciais para garantir a qualidade do produto na sua reutilização. “Faço a interpretação do laudo junto com uma equipe multidisciplinar de engenheiros químicos e ambientais e, se necessário, realizamos algum ajuste no processo”, explica. A água usada pela Sulpet na produção também é analisada. “Hoje tratamos e reutilizamos 100% da nossa água”, complementa Tiago, que também é responsável pelos treinamentos das equipes sobre qualidade, boas práticas de fabricação e meio ambiente.

Analista ambiental, Tiago Griz supervisona as equipes do setor de processos, do laboratório de análises e a estação de tratamento de efluentes

Habilitado em análise ambiental, Tiago começou na Sulpet em 2018, fazendo a reestruturação física e documental do laboratório interno para obter a certificação da ANVISA para o Flake Grau Alimentício (insumo utilizado para embalagens de alimentos). A Sulpet foi a primeira a certificar o produto no Brasil. Hoje, o biomédico auxilia a empresa a conquistar as certificações ISO 9001 e ISO 14001 – esta especificamente relacionada ao sistema de gestão ambiental.

O trabalho junto à natureza foi o que atraiu Tiago a escolher a análise ambiental. “Gosto do dinamismo da atividade. Precisamos ter o conhecimento técnico de laboratório, mas também ter uma visão macro, enxergar o meio ambiente como parte de um processo maior”, conta. Uma combinação de habilidades da qual o mercado de trabalho se ressente, segundo ele. “Há uma carência de profissionais qualificados nessa área, que entendam a importância na conservação e preservação ambiental”, diz Tiago, que, para complementar a formação, investiu na realização de pós-graduação em gestão de pessoas e de processos.

Imprensa CRBM-5

Compartilhe nas Redes

Skip to content