Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Destaque

RETROSPECTIVA 2021

22-12-21 | Destaque, Notícias

 

Conquistas, mudanças, desafios e trabalho – muito trabalho. Tudo fez parte do agitado e emocionante ano de 2021 do CRBM-5, o qual relembramos agora.

 

Biomédicos na SES-RS

Novembro de 2021. Um marco histórico para o CRBM-5 e a comunidade biomédica gaúcha. No dia 11, o RS sancionou a Lei n 15.729 que incluiu o biomédico no quadro de servidores da Secretaria de Saúde. E, no dia 23, o biomédico apareceu, pela primeira vez, em um edital de concurso público da SES-RS.

Que vitória! Mais de uma década de luta do CRBM-5 e dos biomédicos do estado para finalmente o profissional tivesse a devida valorização por parte do governo gaúcho.

 

Conquista em Chapecó

Um dos principais municípios de Santa Catarina incluiu o biomédico no cargo de analista clínico de laboratório. Chapecó foi mais um exemplo da persistência do CRBM-5, que visitou a cidade quatro vezes (2015, 2017, 2019 e 2021) e trabalhou intensamente para que os biomédicos pudessem concorrer a cargos públicos no município. 

 

A Casa do Biomédico do RS e de SC

Desde agosto, o CRBM-5 está de endereço novo: Avenida Cairú, 1293. Com a primeira sede própria, os biomédicos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina têm um espaço mais amplo, confortável e com infraestrutura adequada para atender as crescentes demandas da região. Um lugar digno da nossa profissão. 

 

Serviços On-line

Com a implementação de um novo sistema de dados, os biomédicos têm um serviço de atendimento 100% online. Procedimentos como inscrição, transferência e cancelamentos podem ser feitos pelo novo canal de autoatendimento, Serviços On-line, garantindo agilidade e praticidade aos profissionais e empresas.

O passo a passo de como acessar o canal e como realizar alguns dos procedimentos podem ser conferidos aqui.

 

Homenagens

A biomédica Mellanie Fontes Dutra e o deputado estadual do Rio Grande do Sul, Issur Koch, receberam a Comenda do Mérito Biomédico pelo trabalho de promoção e valorização da Biomedicina.

Os homenageados receberam o diploma e a medalha do Mérito Biomédico dos presidentes do CFBM e do CRBM-5 – Dr. Sílvio Cecchi e Dr. Renato Minozzo, respectivamente – em cerimônia realizada durante o 1º Encontro CRBM-5, dia 20 de novembro.

E não parou por aí: a maior honraria da Biomedicina no país também foi concedida ao governador do RS, Eduardo Leite, e ao secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Jr. Os conselheiros do CRBM-5 estiveram no Palácio Piratini para entregar a condecoração aos políticos que auxiliaram na elaboração e na sanção da Lei nº15.729.

 

Inclusão do biomédico

Com a flexibilização das medidas restritivas, o CRBM-5 pôde retomar o programa de inclusão do biomédico na saúde pública pelos municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Neste ano, foram 17 visitas à prefeituras e secretarias de saúde com o objetivo de promover a Biomedicina e solicitar a inclusão dos biomédicos no quadro de servidores dos municípios. Além destas visitas, o CRBM-5 esteve em reunião com o Secretário de Saúde de Santa Catarina.

 

 

Compromisso renovado

Em janeiro, a gestão 2021-25 do CRBM-5 tomou posse. Ainda por restrições da pandemia, a cerimônia aconteceu de forma virtual.  Mantendo à frente o Dr. Renato Minozzo como presidente e a maioria dos nomes da última gestão, a diretoria renovou o compromisso de continuidade no trabalho de valorização da Biomedicina e de proteção da sociedade do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Time escalado

Com a entrada de uma nova gestão, o CRBM-5 remontou o seu time de representantes pelo interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Alguns delegados regionais foram renomeados, casos de Osório, Blumenau, Criciúma, Caxias, São Bento do Sul, Carazinho, Pelotas, Lages, Ijuí, Santo Ângelo , Lajeado. Florianópolis, Joinville e Santa Maria.  Outros inauguram o cargo nos respectivos municípios: Santa Cruz, Itajaí, Caçador, Cachoeira do Sul e Passo Fundo.

 

Relatos biomédicos

No início do ano, o CRBM-5 trouxe em primeira pessoa os relatos de alguns biomédicos que viveram intensamente a rotina de combate ao novo coronavirus em 2020. As experiências, os medos, anseios e as preocupações de quem esteve na linha de frente compuseram o retrato da comunidade biomédica do RS e de SC durante a pandemia.

 

Pela vacinação dos biomédicos

Com o início da vacinação no Brasil em janeiro, o CRBM-5 manifestou-se através de ofícios às Secretarias de Saúde do RS e de SC pela prioridade dos biomédicos no plano de vacinação dos profissionais de saúde de cada estado. Nos documentos, o Conselho alerta que estados e municípios gaúchos e catarinenses não podem prescindir do trabalho dos biomédicos, deixando-os sujeitos aos riscos de contaminação nas suas rotinas em laboratórios e hospitais.

 

Premiação

Em 2021, profissionais e instituições receberam, através de prêmio concedido pelo CFBM, o merecido reconhecimento pelo trabalho realizado durante a pandemia. O CRBM-5 esteve em 16 locais homenageando os biomédicos e demais profissionais de saúde que tanto fizeram – e fazem – no enfrentamento à Covid-19.

 

 

 

Biomédicos em destaque

Eles atuam em áreas bem diferentes uma da outra, mas ganharam destaque por suas conquistas profissionais neste ano.

O biomédico esteta Tiago Fontanive, foi o responsável pelos procedimentos estéticos da Miss Brasil e segunda colocada no Miss Universo, Julia Gama.

David Kvitko, Diretor do Laboratório de Reprodução Humana do Hospital Bruno Born, tornou-se um dos quatro brasileiros a obter o título de Embriologista Clínico, da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE).

 

Biomédicos em ação

As diversas frentes de ação dos biomédicos durante a pandemia continuaram sendo pauta em 2021. O CRBM-5 trouxe o relato de Alessandro Martins sobre o trabalho de vigilância sanitária, essencial para o controle das medidas de prevenção à Covid-19, e da Karine Meneghetti, que ajudou a implantar o laboratório de biologia molecular do SENAI, em Chapecó (SC).

Outro registro importante foi sobre as biomédicas que identificaram a variante P.1 (Gama) em Porto Alegre, e que, em entrevista ao CRBM-5, explicaram o método de identificação de novas cepas da SARS-CoV-2.

 

Biomedicina Solidária

A campanha do CFBM criou uma rede de solidariedade por todo país. No RS e em SC não foi diferente. Com a mobilização de universidades, laboratórios, conselheiros e delegados do CRBM-5, mais de uma dezena de instituições foram ajudadas com doações de alimentos, roupas e itens de higiene, além de dinheiro. O balanço final da campanha, feito pelo CFBM, pode ser conferido aqui.

 

CFBMPay

Uma das grandes novidades do ano foi o lançamento do cashback da Biomedicina, o CFBMPay, que permite os biomédicos terem desconto na anuidade através de compras em lojas parceiras.

 

Imprensa CRBM-5

Compartilhe nas Redes

Skip to content