Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Destaque

Retrospectiva 2019

19-12-19 | Destaque, Notícias, Palavra do Presidente

 

Caros biomédicos e biomédicas, 

2019 foi um ano de intenso trabalho por parte do CRBM-5. Mantivemo-nos ativos no nosso propósito de valorização da biomedicina e de conquista de maior espaço para os biomédicos na saúde pública do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, participando de eventos e conversando com gestores públicos.

Alguns frutos deste trabalho puderam ser colhidos em 2019. A instituição do dia do Biomédico no Rio Grande do Sul, a homenagem à biomedicina da Assembleia Legislativa gaúcha e a inclusão do biomédico no plano de cargos de Osório são alguns dos exemplos.

É objetivo do CRBM-5 manter este ritmo crescente de conquistas da biomedicina nos dois estados. Por isso, temos constantemente nos aperfeiçoado para que possamos estar a par e passo com as necessidades dos biomédicos e continuarmos fieis a nossa missão de proteger a sociedade.

Como as ações valem mais do que as palavras, listamos abaixo, numa retrospectiva, os principais fatos que marcaram a atividade de 2019 do CRBM-5.

Por fim, o CRBM-5 deseja que estejamos juntos em 2020 na prática e no amor pela biomedicina e na luta por mais espaço para nossa atividade. Vamos reforçar nossas habilitações junto às prefeituras para a inclusão dos biomédicos nos concursos públicos. Vamos dar continuidade na defesa da sociedade fiscalizando as atividades biomédicas com ética e competência.

Desejamos um 2020 com bastante sucesso!

Saudações biomédicas,
Renato Minozzo
Presidente CRBM-5

 

Lugar de biomédico é (também) na saúde pública

Desde a sua criação, o CRBM-5 tem percorrido as estradas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para promover a biomedicina entre os municípios dos dois estados. Em 2019 não foi diferente. O presidente Renato Minozzo esteve em 12 cidades, conversando com prefeitos e secretários de saúde sobre a necessidade de incluir os biomédicos no plano de cargos dos municípios.

No Rio Grande do Sul, foram visitadas Erechim, Pelotas, Canguçu, Rio Grande, São Marcos e Camaquã. E em Santa Catarina, Concórdia, Joaçaba, Caçador, Videira, Chapecó e Florianópolis.

Para o estado do Rio Grande do Sul, Minozzo reiterou o pedido durante encontro com o deputado estadual Issur Koch, ocorrido em junho.

 

Conquista em Osório

A persistência do CRBM-5 e da comunidade biomédica da região resultou na inclusão do biomédico no plano de cargos de Osório, cidade do litoral gaúcho. Dois meses depois da a aprovação da lei, em outubro, o biomédico foi contemplado no concurso público aberto pelo município.

 

Encontros com gestores públicos

Além das audiências com as prefeituras, o CRBM-5 participou de três grandes eventos que reuniram gestores públicos de dezenas de municípios gaúchos e catarinenses: XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e 71º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. Nas três ocasiões, o presidente Renato Minozzo e os conselheiros do CRBM-5 abordaram prefeitos e secretários de saúde, entregando material explicativo sobre a biomedicina e conversando sobre a criação de uma lei que inclua os biomédicos no plano de cargos dos municípios.

 

Concursos

O CRBM-5 ajudou na divulgação de concursos com vagas para biomédicos, como os casos da prefeitura de Santo Ângelo (RS) e da Fundação de Apoio ao Hemesco/Cepon (FAHECE). Também manteve-se atento ao pedir a retificação de editais que não contemplavam os biomédicos, apesar de a descrição das funções serem compatíveis com os profissionais. O CRBM-5 conseguiu parecer favorável para a participação dos biomédicos no processo seletivo da Companhia Águas de Joinville para o cargo de bioquímico.

 

Fiscalizar para proteger

Proteger a sociedade da atuação de empresas e profissionais irregulares é a principal função do CRBM-5. Por isso, as agentes de fiscalização colocaram o pé na estrada para verificar a atuação dos biomédicos e das empresas em mais de 31 cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul neste ano.  Em julho, o CRBM-5 também participou de uma ação conjunta de fiscalização com outros dez conselhos regionais do Rio Grande do Sul em Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

 

Visibilidade e reconhecimento

Os biomédicos do Rio Grande do Sul agora têm uma data para chamar de sua no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul. No fim de novembro, foi sancionada a Lei nº 15.385 que instituiu o Dia Estadual do Biomédico, a ser comemorado em 20 de novembro. A lei foi proposta pelo deputado Issur Koch.

 

Orgulho de ser biomédico

A comunidade biomédica encheu-se de orgulho no dia 26 de novembro. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageou os 40 anos da Biomedicina e o Dia do Biomédico. O deputado Issur Koch, proponente da homenagem, e os demais deputados estaduais manifestaram admiração e reconhecimento pelas competências do biomédico e pela contribuição da biomedicina a diversos segmentos da saúde.

 

A casa é sua

O CRBM-5 é a casa do biomédico e, também, dos futuros biomédicos. Em 2019, o CRBM-5 recebeu a visita de graduandos de biomedicina da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Universidade de Santa Cruz (Unisc). Alunos dos mais variados semestres tiveram a oportunidade de entender melhor as funções e o papel do Conselho, além de receber orientações sobre as normas que regem a sua futura atividade.

 

 

O maior evento de biomedicina do Sul do Brasil

O CRBM-5 foi o principal apoiador do Congresso Latinoamericano de Biomedicina e Ciências do Laboratório e XIII Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina, ocorrido em Canasvieiras, Florianópolis (SC), em maio. Com 15 cursos e 58 palestras, o evento reuniu mais de 1.800 participantes do Brasil e da América do Sul durante os seus três dias de realização. O estande do CRBM-5 virou ponto de referência para a troca de informações e para o networking entre biomédicos, estudantes de biomedicina e profissionais do Conselho, que estiveram à disposição para orientações.

 

#BiomédicosDoamVida

Nada melhor do que comemorar os 40 anos da Biomedicina no Brasil do que fazendo o bem. E o CFBM criou em conjunto com os seus conselhos regionais a campanha de incentivo à doação de sangue Biomédicos doam vida. Para potencializar as doações, o CRBM-5 juntou-se aos Hemocentros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, promovendo uma campanha de esclarecimentos e informações sobre a doação de sangue com divulgação na sua página do Facebook e no seu informativo quinzenal enviado por e-mail.

 

Para conhecer melhor a biomedicina

O CRBM-5 tem preparado matérias sobre as habilitações da biomedicina, com entrevistas com profissionais especializados nestas áreas. Já foram publicados textos sobre microbiologia, biomedicina estética, acupuntura, toxicologia e imagenologia. Um conteúdo para orientar futuros biomédicos e, também, para fazer conhecer todas as competências da biomedicina.

 

Comunicar para aproximar

O CRBM-5 ampliou e aprimorou seus canais de comunicação com a elaboração de um informativo quinzenal – enviado por e-mail -, a criação de uma conta no Instagram e a reformulação do site. Tudo para facilitar o acesso de biomédicos, empresas e estudantes às mais variadas informações e aos serviços prestados pelo Conselho.

 

Reforços

A equipe do CRBM-5 cresceu em 2019. Quatro novos funcionários ingressaram no Conselho para aprimorar o atendimento, a fiscalização e a comunicação com profissionais, acadêmicos e empresas.

 

 

Compartilhe nas Redes

Skip to content