Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Destaque

CRBM-5 solicita auxílio dos Ministérios Públicos estaduais e Federal

06-04-20 | Destaque, Notícias

 

O CRBM-5 enviou ofícios ao Ministério Público Federal e Estadual dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina alertando sobre a falta de congruência no discurso de autoridades políticas quanto à escassez de profissionais da saúde para trabalhar no diagnóstico da Covid-19.

No documento, o CRBM-5 descreve a especial competência do biomédico para o trabalho nos exames de diagnóstico de diversas patologias, inclusive a causada pelo novo coronavirus.

No Brasil, noticia-se constantemente que o maior desafio para o combate à pandemia está no diagnóstico. Os agentes públicos afirmam faltar material e recursos humanos para dar maior agilidade a esta importante etapa de controle do contágio da Covid-19.

No entanto, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina existem cerca de sete mil biomédicos habilitados e capacitados, justamente, para Análises Clínicas, podendo contribuir de forma significativa no diagnóstico e no enfrentamento da Covid-19.

Diante desta situação, o CRBM-5 solicitou atenção aos procuradores-gerais de cada MP quanto à falta de consistência das alegações de algumas autoridades sobre a insuficiência de profissionais da saúde para o diagnóstico do novo coronavirus.

Vale ressaltar que o CRBM-5 já manifestou publicamente sua indignação ao Governo do Rio Grande do Sul que, recentemente, não incluiu o biomédico na lei que permitiu a contratação emergencial, por parte do Poder Executivo, de especialistas de saúde.

Imprensa CRBM-5

Compartilhe nas Redes

Skip to content