Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Comunicados do CRBM-5

Carta aberta do CRBM-5 ao Governador e à Secretaria de Saúde do RS

18-03-20 | Comunicados do CRBM-5, Destaque, Notícias

 

Carta aberta do Conselho Regional de Biomedicina da 5ª Região ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria de Saúde do RS

 

A Biomedicina é uma atividade da saúde regulamentada há mais de 40 anos (Lei Nº 6.684, de 3 de Setembro de 1979). Somos mais de 100 mil biomédicos no Brasil e de 6 mil no Rio Grande do Sul, com 24 cursos de graduação.

Neste momento de grande risco para a sociedade gaúcha, o estado não pode prescindir da nossa categoria, pois somos especialistas em diagnóstico laboratorial e de imagem (vide o sequenciamento genético do novo coronavirus realizado por uma biomédica).

Nossa principal atribuição é o diagnóstico laboratorial. Portanto estamos preparados e disponíveis para atuar não só neste momento crítico da saúde pública estadual causado pela Covid-19 como também colaborando continuamente como servidores da área da saúde do Estado.

Por isso, solicitamos imediatamente a inclusão do biomédico no Projeto de Lei nº 58/2020 que autoriza o Poder Executivo a contratar, em caráter emergencial e por tempo determinado, recursos humanos para a Secretaria de Saúde.

 

Biomédicos do Rio Grande do Sul

 

Compartilhe nas Redes

Skip to content