Na última segunda-feira (04), 15 biomédicos foram nomeados servidores da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Eles são os primeiros profissionais da Biomedicina a assumirem o cargo de especialista em saúde no Estado.
Os biomédicos foram aprovados no concurso nº19/22 da SES-RS, realizado em janeiro de 2022, o primeiro a contar com cargo destinado especificamente para os graduados em Biomedicina. No edital, estavam previstas 13 vagas para a função, além de outras 13 para epidemiologista, para às quais os biomédicos também puderam concorrer.
“A satisfação de estar entre os 15 nomeados é grande, assim como o trabalho que será desenvolvido daqui para frente”, comenta a biomédica Angela Maria Sangiovo. Ela considera que a presença dos biomédicos nos serviços de saúde será um ganho para a população gaúcha. “O objetivo é potencializar a qualidade da assistência em saúde, bem como sua efetividade e resolutividade”, avalia.
Outros seis biomédicos foram nomeados à SES-RS para os cargos de sanitarista e de analista de gestão em saúde, do concurso nº15/22, também realizado em janeiro.
“É com muito orgulho que vemos os biomédicos ocuparem o espaço na saúde pública que lhes é de direito”, comemora o presidente do CRBM-5, Dr. Renato Minozzo. Em novembro de 2021, após anos de luta do CRBM-5 e da comunidade biomédica gaúcha, a Lei nº 15.729 foi sancionada e incluiu a Biomedicina como área de formação para o cargo de especialista em saúde na SES-RS.