Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Comunicados do CRBM-5

Processos eleitorais do CRBM-5

12-08-20 | Comunicados do CRBM-5, Destaque, Notícias

Caros biomédicos,

O CRBM-5 está em seu oitavo ano de atividade. Apesar de jovem, o Conselho possui marcos importantes na sua recente história. Os processos eleitorais que definiram as suas duas gestões até o momento são alguns deles. Afinal, o pleito é a base democrática fundamental para a construção de qualquer instituição pública.

Por isso, o CRBM-5, no ano em que se prepara a escolha da sua terceira gestão, tem orgulho de lembrar as suas duas primeiras eleições.

A primeira aconteceu em 2012, organizada e realizada pelo CRBM-1. Embora tenha sido criado em 2010, pela Resolução Nº 195 do Conselho Federal de Biomedicina, o CRBM-5 esteve vinculado ao CRBM-1 nos seus primeiros anos, tornando-se independente somente em 2013. Os conselheiros responsáveis por dar o pontapé inicial nos trabalhos de orientação e fiscalização de profissionais e de empresas biomédicas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul tomaram posse em janeiro de 2013.

Logo no seu primeiro ano de exercício, o CRBM-5 estabeleceu sede em Porto Alegre e desenvolveu ferramentas de comunicação para facilitar o acesso dos profissionais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina às atividades do Conselho e às informações importantes para o exercício da Biomedicina. Desde então, o site e o Portal da Transparência do CRBM-5 são canais de referência para os profissionais acompanharem as ações de fiscalização, orientação e de valorização da Biomedicina realizadas pelo Conselho, além da prestação de contas da autarquia.

Estes canais foram importantes para divulgar o segundo processo eleitoral do CRBM-5, ocorrido em 2016. A convocação para a inscrição das chapas para a eleição foi devidamente publicada no Diário Oficial da União (DOU) e em veículos de circulação estadual de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além do Portal da Transparência. No site do CRBM-5, foi disponibilizado um material para esclarecer dúvidas sobre a eleição. A chapa escolhida tomou posse em janeiro de 2017.

Neste ano, as eleições novamente seguem a regulamentação eleitoral editada pelo Conselho Federal de Biomedicina. Os atos do processo eleitoral podem ser conferidos no Portal da Transparência, à disposição dos interessados em acompanhá-los. O edital de convocação para a inscrição das chapas esteve no DOU  e também foi publicado em dois jornais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, contendo orientações dos procedimentos necessários para participar do pleito.

Novas informações serão acrescentadas com o decorrer do processo eleitoral, de forma a garantir que os biomédicos cumpram com seu dever e continuem escrevendo, em conjunto, a história do CRBM-5.

Por fim, o Conselho reitera o compromisso de desenvolver a profissão de forma ética, permanecendo com seus atos pautados na estrita observância da legalidade. De modo que resta ao CRBM-5 apenas lamentar profundamente as divulgações levianas e inverídicas divulgadas em contrário a sua história, promovidas com interesses escusos, que em nada contribuem para o enlevo e o reconhecimento da profissão perante a sociedade.

 

Compartilhe nas Redes

Skip to content