Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Comunicados do CRBM-5

Participação do CRBM-5: Câmara da Saúde do Fórum-RS propõe inserção de novos profissionais na Saúde Suplementar

10-09-15 | Comunicados do CRBM-5, Destaque, Notícias

A Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissionais Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) entregou, na tarde desta quarta-feira (2), um ofício à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O documento, elaborado pelo CREF2/RS em conjunto com os demais Conselhos da área, solicita que a ANS avalie as propostas de inserção de outros profissionais na Saúde Suplementar e que as operadoras de planos de saúde adotem novos programas de promoção e de prevenção da saúde.

O ofício, que foi recebido por Renata Cachapuz, chefe do núcleo da ANS de Porto Alegre; e por Sílvia Ludwig, chefe substituta do órgão; mostra que os Conselhos Profissionais estão preocupados em repensar a organização da Saúde Suplementar, para que se saia do modelo hegemonicamente centrado na doença, e se adote uma postura eficaz de promoção da saúde. Como salientou Everton Borges, assessor de relações institucionais do Fórum-RS, a ideia é que todos os outros profissionais da área, como nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, farmacêuticos e biomédicos, estejam também à disposição dos beneficiários dos planos. “O nosso intuito é promover a saúde e não somente tratar as doenças. Isto, em longo prazo, trará uma economia até mesmo para as empresas operadoras”.

O discurso de Borges foi reforçado por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS e da Câmara da Saúde do Fórum-RS, que destacou a importância de se investir em equipes multidisciplinares. “Nós precisamos ter um olhar diferente, já que várias doenças poderiam ser prevenidas se repensássemos a maneira como se trabalha a saúde, não apenas a doença”, pontuou. Para ela, todos os profissionais da área tem um papel essencial neste processo e é preciso atuar de forma conjunta para que a população mude os seus hábitos e para que os planos de saúde adotem os procedimentos alternativos, como a homeopatia, a fitoterapia, a quiropraxia e outros.

A Câmara da Saúde aproveitou a entrega do ofício para também propor que a ANS crie mecanismos que exijam das operadoras de planos de saúde o desenvolvimento de programas para a prevenção de doenças e que estimulem a adesão dos beneficiários. A Agência se comprometeu em realizar uma nova reunião com as operadoras de planos de saúde para levar a proposta adiante.

Câmara da Saúde

Fonte: CREF2/RS

Compartilhe nas Redes

Pular para o conteúdo