Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Comunicados do CRBM-5

Mensagem de fim de ano

21-12-20 | Comunicados do CRBM-5, Destaque, Notícias

 

Saudações às biomédicas, aos biomédicos e aos acadêmicos de Biomedicina do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Queremos homenagear todos os colegas que durante este ano colaboraram para que a saúde da população fosse preservada. Nosso agradecimento e gratidão aos colegas que estão trabalhando durante esta pandemia, que ariscam as suas vidas, de seus familiares e de seus amigos, para salvar a vida da população.

Este ano não foi fácil para nenhum setor. Todos nós, de uma forma ou de outra, sofremos com as restrições impostas pela pandemia. No entanto, nós, profissionais da saúde, que temos como objetivo principal salvar vidas, fomos desafiados diariamente, trabalhando sob estresse e pressão constantes e expostos a riscos biológicos. Mas com ética, competência e dedicação contribuímos fortemente e decididamente contra a Covid-19 e outras doenças.

Estamos atuando há anos contra patologias que atingem a humanidade: HIV, hepatites, câncer, diabetes, malária, chagas, dengue. Seja no diagnóstico, na vigilância sanitária, nos exames de diagnóstico ou nas pesquisas de desenvolvimento de medicamentos e vacinas, os biomédicos sempre se fazem presentes.  Portanto, não é nenhuma novidade que estejamos na linha de frente contra o novo coronavirus.

Mas a realidade especialmente grave desta pandemia deu destaque a nossa categoria. A população está entendendo e reconhecendo a importância do biomédico. E os governos também. A situação emergencial fez estados e municípios recorrerem às habilidades dos biomédicos para reforçarem suas equipes de trabalho na saúde. Fomos incluídos em muitos concursos públicos por todos os estados brasileiros. Ainda assim, temos muito espaço para conquistar na saúde pública, principalmente nas prefeituras.

Apesar das restrições impostas pela pandemia, foi um ano muito produtivo para a Biomedicina. Conquistamos a inclusão das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) como habilitação, a possibilidade do biomédico ser responsável técnico de locais de vacinação, o reconhecimento da prática de ozonioterapia e a regulamentação do biomédico como profissional liberal. Também renovamos o Código de Ética, permitindo, entre outras alterações, novas formas de divulgação do trabalho, evoluindo em conformidade com as mudanças da atividade e com as necessidades dos biomédicos.

Outra ação desenvolvida para atender às demandas dos biomédicos foi o CFBM Pay, um programa de reembolso, no estilo Cash Back, em que o biomédico poderá acumular pontos ao realizar compras em mais de dois mil estabelecimentos no Brasil e utilizá-los no pagamento da anuidade. A novidade será logo implementada.

Em 2021, vamos continuar a valorizar a biomedicina e proteger a sociedade.  Não permitam, curtam ou divulguem fake news. Esta atitude só traz prejuízo para nossa categoria e para a sociedade. Vamos prezar a ética e a competência para manter unida nossa classe e fortalecer nossa importância.

No próximo ano, contamos com todos os colegas que com ética, competência e dedicação fazem a diferença na saúde e no bem estar da humanidade. E que possamos nos encontrar no evento que a ASBBM está programando para junho de 2021, em Florianópolis.

Desejamos um excelente natal e um início esperançoso de 2021! Que haja muita fé e empatia para o ano que começa!

Saudações biomédicas,

Dr. Renato Minozzo
Presidente do CRBM-5

 

Compartilhe nas Redes

Skip to content