Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Destaque

Laboratórios de Chapecó são premiados por trabalho na pandemia

10-12-21 | Destaque, Notícias

O CRBM-5 esteve em Chapecó para entrega dos prêmios concedidos pelo CFBM aos profissionais e instituições que se destacaram no combate à pandemia.

CRBM-5 entrega prêmio ao Laboratório de Análises Clínicas do HRO

O primeiro homenageado foi o Laboratório de Análises Clínicas, do Hospital Regional do Oeste (HRO). De acordo com o coordenador do serviço Márcio Ricardo Sperry Riboli, são realizados, em média, 60 mil exames por mês. No pico da pandemia, contudo, a demanda passou dos 90 mil exames mensais.

A equipe do laboratório conta com 43 colaboradores, 12 dos quais biomédicos e farmacêuticos. Uma das biomédicas, Pâmela Durigon, conversou com o CRBM-5, em julho de 2020, sobre a rotina no hospital nos primeiros meses da pandemia.

O presidente do CRBM-5, Dr. Renato Minozzo, destacou o trabalho dos biomédicos na linha de frente do combate à Covid-19: “São profissionais que nem sempre aparecem, mas que trabalham à noite, nos fins de semana e também correm riscos, pois têm contato direto com o vírus”.

Laboratório de Biologia Molecular do SENAI

Serviço da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o Laboratório de Biologia Molecular do SENAI (Biomol) também recebeu a moção de reconhecimento do CFBM e do CRBM-5. Implementado em novembro de 2020, com o auxílio de uma biomédica, o Biomol firmou parcerias com laboratórios, clínicas e hospitais da região oeste e meio oeste do estado e, desde então, realizou mais de 10 mil testes.

No Brasil, outros oito laboratórios de biologia molecular foram implantados pelo SENAI para auxiliar na realização de testes de RT-PCR para detecção do novo coronavírus. “A indústria deu uma resposta precisa e oportuna à comunidade”, frisou Minozzo.

Na entrega dos prêmios, estiveram também presentes o vice-presidente do CRBM-5, Dr. Tiago Carvalho, e a delegada da Comarca de Chapecó, Dra. Beatriz Bonadiman.

Compartilhe nas Redes

Skip to content