Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Destaque

ENTREVISTA – Vlademir Cantarelli

25-04-23 | Destaque, Notícias

O Conselho Regional de Biomedicina 5ª região (CRBM5) tem o prazer de destacar a participação do Dr. Vlademir Cantarelli em um importante evento de formação sobre determinação da sensibilidade aos medicamentos antimicrobianos e padrões EUCAST, organizado pelo escritório do país da OMS-EURO e financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional  (USAID) em Almaty, no Cazaquistão. O Dr. Cantarelli, que é Biomédico e Conselheiro do CRBM5, foi convidado para ministrar e compartilhar seus conhecimentos e experiência sobre o tema. A escolha se dá após ter sido previamente selecionado, pela OMS-EURO, para realizar visitas previas aos laboratórios de 3 países da Ásia Central: Casaquistão, Quirguistão e Usbequistão, num esforço para entender e melhorar a resposta laboratorial aos microrganismos multirresistentes.

 

1 – Qual foi o principal tema da sua palestra no evento da OMS em Almaty?
 
Resposta: Foquei na importância do laboratório de microbiología em identificar patógenos bacterianos, e realizar testes de sensibilidade padronizados segundo o EUCAST para auxiliar no combate aos microorganismos multirresistentes, em linha com as recomendações da OMS.
 
2 – Qual é a importância de iniciativas como essa para a saúde pública global?
 
Resposta: Segundo a OMS, microrganismos multirresistentes representam uma ameaça global para a saúde humana, podendo levar a morte 10 milhões de pessoas anualmente em 2050. Ter laboratórios capacitados para realizar a vigilância e a identificação deste agentes é fundamental, assim como utilizar ferramentas adequadas para a determinação da resistência e de medidas de controle. Organizações como a OMS e outras, entendendo a gravidade desde problema, atua na capacitação para a prevenção e diminuição dos problemas causados por estes microrganismos.
 
3 – Qual é o papel dos biomédicos na prevenção da resistência aos antibióticos e na promoção do uso adequado de medicamentos antimicrobianos?
 
Resposta: O biomédico, em especial aos que se especializam em microbiologia, possuem o conhecimento necessário para atuar no diagnóstico de doenças infecciosas e auxiliar nas estratégias de vigilância e ações que diminuam o consumo de antibióticos, através da correta identificação do agente e liberação de resultados concientes, segundo especificações internacionais e nacionais. Além disso podem levar seu conhecimento para capacitar laboratorios e fazer parte de grupos multidisciplinares para tratarem do tema, quer em hospitais, quer na comunidade.
 

4 – Existem desafios específicos enfrentados pelos países em desenvolvimento em relação à resistência aos antibióticos?

 
Resposta: Sim, especialmente ligados a formação de recursos humanos, capacitação para seguir orientações sobre uso adequado e racional de antibióticos em humanos e na produção animal. Além disso, a maioria dos países em desenvolvimento possuem laboratórios com carências de materiais e equipamentos básicos, necessários para a realização dos testes.
 
5 – O que os pacientes e o público em geral podem fazer para promover o uso adequado de medicamentos antimicrobianos?
 
Resposta: Nunca utilizar antibióticos sem acompanhamento médico adequado. Antibióticos são medicamentos muito úteis, que salvam vidas, porém não devem ser utilizados de maneira indiscriminada, pois nem sempre as doenças são causadas por agentes que necessitam destes medicamentos. O uso indiscriminado de antibióticos, quer para tratamento de infecções humanas, quer na produção de animais, tem levado a índices muito preocupantes de resistencia a antimicrobianos, chegando, em casos extremos, a não se ter mais nenhum antibiótico com efeito terapêutico. Usar com prudência estes medicamentos é necessário para que continuem a salvar vidas e a biomedicina tem um papel muito importante nesta luta contra a resistência microbiana.

Compartilhe nas Redes

Skip to content