Aconteceu no último dia 24, nas dependências do auditório Oscar Machado, no IPA, o V Seminário de Fiscalização Profissional e o I Encontro Nacional dos Agentes Fiscais. O Conselho de Biomedicina – 5ª Região esteve presente no evento, representado pelo Assessor Jurídico, Sr. Luciano Medeiros Avila, pelos Conselheiros Caroline Dani, Flávia Brust e Vinícius Pieta Perez e pela Fiscal Biomédica Deborah Teixeira. Além do CRBM-5, as Fiscais Biomédicas Juliana Alves Batista (CRBM-1), Haylla Cavalcanti e Rejane Tavares (CRBM-3) e Letícia Santos Silva de Lima (CRBM-2) participaram das atividades, que foram divididas em duas etapas.
Na parte da manhã, houve abertura do evento, com a presença do Sr. Flávio Koch, presidente do Fórum dos Conselhos e Ordens Profissionais do Rio Grande do Sul, que destacou a importância da aproximação entre os diversos integrantes dos Conselhos Profissionais. Após, o Professor e Jurista Marco Fredolin Sommer dos Santos palestrou sobre a autonomia dos Conselhos, posicionando estas entidades entre o Estado e a Sociedade, onde indivíduos civis exercem funções públicas.
Na sequência, o consultor André Vasconcellos Zago abordou a modernização das atividades dos Conselhos, ressaltando as melhores maneiras destes órgãos atingirem seus objetivos frente ao público-alvo.
Por último, houve um debate com a participação de diversos Conselheiros do Estado e do País, com o tema “A importância das profissões regulamentadas para a construção de um Brasil mais ético”.
Na parte da tarde, o Procurador de Justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes levantou o tema da importância dos Conselhos na garantia dos direitos do consumidor, enquanto o procurador do Banco Central do Brasil, Sr. Yuri Machado palestrou sobre as responsabilidades administrativas dos Conselhos.