O CRBM-5 fiscalizou 69 municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul em 2019, verificando as atividades de biomédicos e de estabelecimentos. O número de cidades fiscalizadas foi sete vezes maior do que no ano anterior.
A contratação de uma nova fiscal possibilitou que o CRBM-5 ampliasse a sua atuação no ano passado. Atualmente, duas agentes trabalham na fiscalização e na orientação de biomédicos e estabelecimentos.
O reforço no departamento fez também com que o número de profissionais e estabelecimentos fiscalizados quase dobrasse em relação ao ano anterior. Em 2019, foram fiscalizados 385 biomédicos em 310 estabelecimentos com ou sem inscrição no CRBM-5. As irregularidades mais comuns verificadas foram a divulgação de serviços não autorizada e a atuação de biomédicos em habilitação que não a registrada no Conselho.
A coordenadora de fiscalização do CRBM-5, Tatiane Gabardo, comemora o resultado: “Temos dois compromissos no nosso departamento: orientar os biomédicos e garantir a correta prática da biomedicina. Acredito que em 2019 conseguimos cumpri-los satisfatoriamente”.
Os dados anuais do departamento de fiscalização pode ser conferidos nesta página.