O Conselho Federal de Biomedicina, sensível às questões que envolvem a saúde da população brasileira, lança nessa semana a campanha “Biomédicos doam vida”, que consiste no incentivo à doação de sangue por parte dos profissionais da Biomedicina para os hemocentros e bancos de sangue de todo o país.
Defender a saúde de nossos pacientes é uma atitude que vai além do ato profissional, e nós sabemos o quanto a doação é essencial para salvar vidas e contribuir para estudos e pesquisas relacionadas à hematologia. Assim, em nome do CFBM e dos Conselhos Regionais, te convido a visitar um banco de sangue e fazer a sua contribuição. Estima-se que a doação de uma única pessoa pode salvar até quatro vidas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, 1,9% da população doa sangue com regularidade, mas embora estejamos dentro do padrão estipulado pela Organização esse número ainda pode ser maior.
O slogan da campanha é “Corre amor em nossas veias”, uma vez que retrata a realidade de todos nós, biomédicos, que nos doamos diuturnamente pela saúde pública e para o bem estar social. Tenho certeza que todos nós abraçaremos essa causa e faremos um intenso movimento nas redes sociais viralizando essa ideia e compartilhando fotos de nossas doações com as hashtags #BiomédicosDoamVida.
Abraços,
Saudações biomédicas!!!
Sílvio José Cecchi
Presidente do CFBM