Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Notícias

CFBM – Esclarecimento à nota da Sociedade Brasileira de Citopatologia

20-08-21 | Notícias

O Presidente do Conselho Federal de Biomedicina – CFBM vem a público dizer que estranha a conduta estabelecida na NOTA DE ESCLARECIMENTO, datada de 05 de agosto de 2021, pela Sociedade Brasileira de Citopatologia, uma vez que desconsidera essa atividade no rol dos procedimentos que são realizados por outros profissionais da área de saúde, especialmente pelo profissional Biomédico.

Não há dúvidas de que atualmente os profissionais Biomédicos especializados nessa respectiva área, estão trabalhando harmoniosamente de forma positiva com profissionais especializados na área, fato este que vem beneficiando a sociedade brasileira, cuja trajetória e interesse maior sobrepõe a forma descortês da nota de esclarecimento. Essa não integra, e muito menos está vinculada ao interesse maior que é estabelecer condições para amenizar sofrimento daqueles que são submetidos a tratamento.

Quanto aos exames realizados pelos profissionais Biomédicos possuem referência consolidada e jamais foram objetos de dúvidas, visto que são especializados nesta respectiva área. E mais, não há dúvidas que essa atividade é atribuição dos profissionais Biomédicos, ainda que não privativa ou exclusiva, a responsabilidade técnica e/ou nas funções especializadas em órgãos ou laboratórios de análises clínicas ou de saúde pública.

O Perfil adotado na nota de esclarecimento pela Sociedade Brasileira de Citopatologia certamente não agrega e não contribui em nada para futuras gerações de profissionais. Por isso, o Conselho Federal de Biomedicina – CFBM, reforça que sempre lutou e lutará para concretizar a união e o valor real dos profissionais de saúde visando unicamente o bem estar da sociedade.

Destarte, não há outro sentimento em nós que não seja o profundo respeito pelo exímio papel desempenhado pelos profissionais de saúde no Brasil, e por estes garantidores dos “valores profissionais”.

Silvio José Cecchi
Presidente – CFBM

Compartilhe nas Redes

Skip to content