Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Notícias

Biomédicas que inspiram – Daiane Piuco é Secretária de Saúde de Bento Gonçalves

29-05-24 | Notícias

Em meio às enchentes que têm devastaram a cidade e o estado, a Biomédica Daiane Piuco enfrenta inúmeros desafios como Secretária Municipal de Saúde de Bento Gonçalves. Com a responsabilidade de gerir uma vasta equipe que opera em diversas unidades de saúde, serviços especializados, UPA 24h, PA Zona Norte e SAMU, Daiane enfatiza que um gestor de saúde precisa não apenas conhecer profundamente todos os processos, mas também possuir um sólido embasamento para buscar recursos, expandir serviços e justificar as necessidades de cada área junto às esferas estaduais e federais.

Nesta entrevista, Daiane Piuco nos conta sobre sua trajetória acadêmica e os desafios que enfrenta nesse cargo de extrema importância.

Como foi sua trajetória acadêmica e profissional até assumir o cargo?

Em setembro de 2005 assumi o concurso de auxiliar de serviços médicos na Secretaria Municipal de Saúde do município, desempenhando funções administrativas no setor de regulação ambulatorial. Ao longo dos anos senti a necessidade do conhecimento técnico para desempenhar as funções em um setor que seria uma das principais engrenagens do serviço público, gerenciando fluxos e serviços gerados em todas as unidades básicas de saúde e sendo referência para diversos municípios da região em consultas, exames e procedimentos. Estava em busca de um curso que me desse todo esse embasamento, foi quando em 2016 iniciei a graduação em Biomedicina. Em 2017 assumi a coordenação deste setor e ao longo dos semestres, percebi que havia escolhido uma área que me preenchia, conseguindo evoluir no âmbito profissional e agregando o conhecimento adquirido com as questões técnicas que o cargo de gestão exigia. Concluí minha graduação em 2019, com 4 anos de estudos. Meu trabalho de conclusão de curso foi “SERVIÇOS COMPRADOS EM ESPECIALIDADES, EXAMES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADES: UM ESTUDO DOS GASTOS PÚBLICOS E DEMANDAS REPRIMIDAS NO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES – RS”. Após apresentação com distinção, submeti o artigo na revista Práticas de Administração Pública, o qual foi publicado em 2020.

Em 26 de março de 2024 recebi o convite do prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira para assumir o cargo de Secretária Municipal de Saúde.

Como a formação em Biomedicina influencia no exercício das funções como Secretária da Saúde?

O amplo conhecimento em diversas áreas da saúde adquirido ao longo da graduação, influencia em todos os âmbitos da saúde pública. O gestor da saúde precisa além de conhecer todos os processos, ter embasamento para buscar recursos, ampliar serviços e justificar nas esferas estaduais e federais as necessidades de cada área.

Quais são os principais desafios enfrentados no exercício do cargo?

A saúde é uma engrenagem, que para funcionar precisa que cada setor, equipe e funcionário faça a sua parte na entrega dos serviços à população. Temos um número alto de funcionários, que atuam em todas as unidades de saúde, serviços especializados, UPA 24h e PA Zona Norte e SAMU. A rotatividade nas equipes, tanto de administrativos, técnicos, enfermagem, médicos e outros profissionais se torna uma dificuldade, pois serviços de saúde nunca param e precisam de capacitação em cada área.

Na sua visão, qual é a importância de ter mulheres ocupando posições de liderança?

As mulheres precisam ter referências a serem seguidas. Ver uma mulher realizando um trabalho relevante e memorável é inspirador para as novas gerações. As mulheres tem muito o que acrescentar e contam com várias características ímpares, promovendo um local de trabalho com muito mais diversidade, respeito aos pontos de vista, sempre contribuindo positivamente com a organização.

Compartilhe nas Redes

Skip to content