Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Notícias

Biomédicas organizam livro sobre a sífilis

06-12-22 | Notícias

Já está disponível o e-book Sífilis: um histórico crescente, organizado pelas biomédicas Laura Jacociunas e Eduarda Klöckner. Em 13 capítulos, a obra aborda desde o histórico da doença, passando pelas formas de transmissão, seus estágios, suas manifestações clínicas, os métodos de testes para diagnóstico, os tratamentos, até a apresentação de dados atualizados da prevalência no Brasil.

Apesar de bastante conhecida e estudada, a sífilis ainda é um desafio de saúde pública para diversos países, inclusive o Brasil. Segundo Laura, as diversas manifestações clínicas da infecção, dificultam o diagnóstico. “A sífilis se manifesta de forma ‘silenciosa’, com o surgimento de um cancro indolor, e que em pouco tempo desaparece, fazendo com que o indivíduo portador não dê a devida importância logo nos primeiros sintomas”, explica. Como consequência, pode haver o agravamento e o aumento da transmissão da infecção.

De acordo com Laura, o Brasil disponibiliza através do SUS testes rápidos (testes treponêmicos e não treponêmicos), capazes de detectar a sífilis mesmo nos estágios iniciais. Além disso, o VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) está incluído entre os exames laboratoriais do pré-natal, para evitar a transmissão gestacional. Ainda assim, por conta das variadas manifestações clínicas, os casos da infecção continuam aumentando no país.

Foi este cenário brasileiro que motivou as biomédicas a organizar o livro e disponibilizá-lo de forma gratuita online. “Entendemos que o livro pode compilar de maneira objetiva e com base científica informações relevantes sobre a sífilis, sendo um referencial para auxiliar estudantes e profissionais da saúde na prevenção e elucidação desta infecção”, comenta Laura.

Sífilis: um histórico crescente conta também com o Prefácio da biomédica Gabriele Brehm, Coordenadora da Assistência Laboratorial de Porto Alegre.

Imprensa CRBM-5

Compartilhe nas Redes

Skip to content