É comum haver confusão sobre as funções que exercem os conselhos, sindicatos e as associações profissionais. Apesar de reunirem profissionais de uma mesma categoria, cada uma destas organizações possui objetivos e atividades-fim diferentes. Vamos conferir?
CONSELHOS
Possuem as funções de regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional em defesa da coletividade. Apresentam atuações delimitadas por leis, sendo entidades fiscalizadas pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior do qual emanam resoluções para os regionais. Registram profissionais e empresas e zelam pela ética da profissão, regulamentando os limites da atuação profissional, a fim de proteger a sociedade.
SINDICATOS
Defendem e fazem prevalecer os direitos trabalhistas garantidos pela CLT. Verificam a jornada de trabalho ideal do profissional, o piso salarial compatível com a categoria, os acordos anuais celebrados entre empregados e empregadores e lutam pela melhoria das condições laborais. No caso dos biomédicos, ainda não há sindicatos ativos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
ASSOCIAÇÕES
São sociedades de cunho científico, criadas com o objetivo de promover o aperfeiçoamento da categoria, auxiliando os profissionais e estudantes com atividades que agreguem conhecimento aos seus currículos, como cursos, palestras, congressos e jornadas, encontros, simpósios e demais eventos científicos.