O CRBM-5 esteve no Palácio Piratini, nesta sexta-feira (17), para entregar a Comenda do Mérito Biomédico, concedida pelo CFBM, ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e ao secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Jr, por serviços prestados a favor da Biomedicina. Os homenageados receberam o diploma e a medalha do Mérito Biomédico do presidente do CRBM-5, Dr. Renato Minozzo.
O governador Eduardo Leite foi o responsável por tornar realidade um sonho antigo dos biomédicos do Rio Grande do Sul. Sancionou a Lei nº15.729/2021, que promove a inclusão dos profissionais de Biomedicina no cargo de especialista em saúde na Secretaria da Saúde.
O secretário Artur Lemos auxiliou na elaboração e no encaminhamento à Assembleia do projeto de lei de inclusão dos biomédicos na SES-RS. Em encontro com o CRBM-5 no início deste ano, compreendeu a necessidade e a urgência de que os biomédicos fizessem parte do sistema público de saúde gaúcho.
“É uma satisfação ter colaborado para o crescimento da profissão no estado. A inclusão também é importante para a sociedade gaúcha”, declarou o governador durante a condecoração. Minozzo agradeceu o empenho dos gestores, lembrando que a inclusão dos biomédicos é uma demanda antiga do CRBM-5 e que somente neste governo – com o auxílio de Leite, Lemos e do deputado Issur Koch – ela foi atendida.
O presidente do CRBM-5 também destacou a atuação dos biomédicos no diagnóstico do SARs-CoV-2, sendo responsáveis pela maioria dos testes realizados no estado. Estiveram presentes na cerimônia os conselheiros Rodrigo Staggmeier, Helena Schirmer, Mauricio Bassuino, Valdemir Cantarelli, Tiago Schiavo e Emiliana Ávila.
O Mérito Biomédico foi instituído em 2014 (Resolução CFBM nº246) com a intenção de homenagear biomédicos, autoridades e instituições que tenham se destacado e prestado importantes serviços à Biomedicina.