Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Destaque

Assembleia do RS homenageia a Biomedicina

27-11-19 | Destaque, Notícias

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu, nesta terça-feira (26), o Grande Expediente em homenagem ao Dia do Biomédico e aos 40 anos da biomedicina no Brasil. No seu discurso, o deputado Issur Koch, proponente da homenagem, destacou as diversas áreas de atuação do biomédico e sua importância no desenvolvimento de pesquisas e no suporte técnico para o diagnóstico e o tratamento de patologias.

O deputado alertou os colegas sobre a necessidade de incluir o biomédico na saúde pública. “O estado não pode abrir mão deste profissional para a melhoria da saúde da população gaúcha. É urgente e necessária a inclusão do biomédico nos quadros de funcionários da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e, também, dos municípios gaúchos”, salientou Koch.

O deputado Issur Koch lembrou ainda a aprovação do projeto de lei, de sua autoria, que institui o dia 20 de novembro como Dia Estadual do Biomédico no calendário oficial do estado. Segundo ele, a data gera visibilidade e promove o conhecimento sobre a biomedicina. O CRBM-5 aproveitou a ocasião para distribuir entre os deputados documentos explicativos sobre a biomedicina, contendo informações sobre as áreas de atuação e as principais habilitações.

Alguns deputados manifestaram publicamente admiração pelo amplo espectro de habilidades da biomedicina e reconheceram a contribuição da atividade à saúde, parabenizando todos os profissionais biomédicos.

Além da  vice-presidente da Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, compuseram a mesa do Grande Expediente, o presidente do CRBM-5, Dr. Renato Minozzo, o vice-presidente do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), Dr. Edgar Garcez Junior, o diretor científico adjunto da Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM), Dr. Marcelo Abissamra Issas, o secretário de Saúde de Cachoeira do Sul, Dr. Roger Gomes da Rosa,  e o presidente da Associação Sul-Brasileira de Biomedicina, Dr. Tiago Santos Carvalho.

“É muito especial ver a biomedicina chegar aos 40 anos. Tivemos muitos desafios ao longo da história, desde a sua criação até a regulamentação. Hoje o desafio é a inclusão dos biomédicos nos estados e municípios. A biomedicina tem mais de 30 áreas de atuação. Temos muito a contribuir com a saúde pública”, comentou Minozzo.

No plenário, conselheiros e funcionários do CRBM-5, profissionais, coordenadores de cursos de biomedicina e acadêmicos vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul prestigiaram a homenagem.

Fotos: Assessoria Deputado Issur e CRBM-5
Imprensa CRBM-5

Compartilhe nas Redes

Skip to content