Ações/Programas

O Conselho Regional de Biomedicina – 5ª Região – CRBM5, com jurisdição em RS e SC, na atual gestão 2017/2021 vem desenvolvendo e participando de diversas ações de interesse da classe biomédica além de programas que buscam a integração da profissão com os interesses da sociedade.

  • Ação contínua com prefeituras municipais e órgãos públicos – estas ações buscam a inclusão do profissional biomédico no plano de cargos e salários nas carreiras públicas.
  • Programa de Recuperação de Créditos do CRBM-5 – O objetivo é oferecer oportunidade de regularização para profissionais e empresas com pendências financeiras junto ao CRBM-5.
  • Investimento na área física da sede do CRBM-5 – A ampliação física da sede do CRBM-5 vem atender ao aumento das demandas, proporcionando assim melhor atendimento ao público em geral
  • Investimento tecnológico – Aquisição de equipamentos de informática e softwares, para proporcionar segurança e agilidade no tratamento de dados e informações.
  • Padronização das atividades relacionadas ao setor de Fiscalização – capacitação da fiscalização, para atender a disposição da Resolução nº 276 de 28/08/ 2017, que regulamenta o procedimento de fiscalização dos Conselhos Regionais de Biomedicina
  • Nomeação de delegados regionais – O CRBM-5 tem estabelecido fortes vínculos com as instituições de ensino superior regionais, contando atualmente com delegados nos municípios de Santas Maria, Pelotas, Osório, Caxias do Sul e Blumenau.
  • Participação no Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul – Objetiva a promoção da harmonia e da integração institucional, o estudo, a formulação de políticas comuns, o desenvolvimento, a representação e a defesa dos interesses da população e das classes profissionais vinculadas aos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas. Além disso, pugna pela boa aplicação das leis, da justiça social e do desenvolvimento integrado do Estado e do País.
  • Participação na Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos e Ordens Profissionais do RS – Através de um Conselheiro representante, o CRBM-5 faz-se presente para levar ao conhecimento das outras profissões as demandas da Biomedicina bem como inteirar-se da realidade e necessidade das outras profissões.
  • Participação nos Conselhos Municipais de Saúde Novo Hamburgo, de Santa Maria e de Santa Catarina – Fazendo-se representar por seus conselheiros ou delegados, o CRBM-5 busca a integração da classe biomédica com as demandas sociais da área da saúde desses municípios.
  • Participação no Grupo de Agentes Fiscais (GAF) – O Grupo procura discutir e buscar alternativas para as principais demandas fiscalizatórias.
  • Participação na Câmara de Defesa da Sociedade (CDS) – Objetiva-se atuar em conjunto com os demais conselhos profissionais em um trabalho que representa os interesses da sociedade em relação à gestão dos gastos públicos.
  • Participação na Frente Parlamentar em Defesa dos Laboratórios de Análises Clínicas (FPDLAC) – Presidida pelo Deputado Federal Ronaldo Nogueira, a comissão procura o reajuste da tabela do SUS para os contratos com os laboratórios de análises clínicas.
  • Criação de Comissões Provisórias – órgãos auxiliares do plenário para o estudo de matéria que não seja de competência das comissões permanentes.
  • Mérito Conselheiro Honorário – Resolução do CFBM que vem a ser o biomédico de destaque profissional e conduta ilibada que recebe este título e poderá assim fazer uso deste para divulgar a biomedicina e atuar em prol da biomedicina.
  • Participação do CRBM-5 da MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS – Evento organizado anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) onde podemos mostrar a biomedicina e a qualidade de nossos profissionais para o serviço público. Organizado pela ABBM e com a participação do Federal e Regionais.
  • Página em rede social – A página do Facebook do CRBM-5é o canal de divulgação de vagas para emprego e outras oportunidades.
  • Aprimoramento contínuo do site do CRBM-5 – A constante atualização do site procura estabelecer um canal efetivo de comunicação e transparência para com a sociedade.
  • Permanência da Resolução do CFBM sobre desconto de anuidade e isenção dos valores de anuidade – Através da publicação da Resolução 255 do CFBM em 2015, vários benefícios foram concedidos aos biomédicos, como desconto e isenções de anuidades.
  • Inscrição do acadêmico formando – Processo especial de inscrição que possibilita ao recém-formado a efetiva habilitação ao exercício profissional já no dia da colação de grau.
  • Unificação do Sistema INCORP – O sistema de cadastro e consulta dos biomédicos está em fase final de unificação permitindo padronização dos dados entre todos os conselhos CFBM, CRBM-1, CRBM-2, CRBM-3, CRBM-4 e CRBM-5.
  • Atendimento online no site – Com objetivo de agilizar e ampliar o atendimento que o Conselho presta a seus associados e se valendo das mais novas tecnologias da internet, são oferecidos vários serviços de autoatendimento, como consulta a cadastro, atualização de endereço, consulta detalhada dos débitos em aberto, emissão de boletos, parcelamento de débitos e emissão de certidões, para pessoas físicas e jurídicas.
  • Auxilio na estruturação do Associação Sul-Brasileira de Biomedicina – O CRBM-5 tem apoiado e incentivado as ações preliminares para instalação da ASBBM.
  • Reuniões Plenárias, de Diretoria e de Comissões Permanentes – As reuniões além de cumprirem exigências legais, são espaços para o diálogo e para a reflexão dos principais temas ligados ao exercício da profissão.
  • Avaliação dos serviços prestados – Aplicação de pesquisa de satisfação online, objetivando monitorar e avaliar a qualidade e eficiência do atendimento prestado. Em paralelo, também está sendo avaliada, através de pesquisa, a percepção dos profissionais e empresas sobre as diligências fiscalizatórias.

Planejamento Estratégico CRBM-5 – 2017

Planejamento Estratégico CRBM-5 – 2016