Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Destaque

Saudações do Dia do Biomédico

20-11-20 | Destaque, Notícias

Saúdo a todos os colegas, biomédicas e biomédicos, e os acadêmicos de Biomedicina da 5ª região.

Para a Biomedicina, o ano de 2020 tem sido desafiante e triste. Ao mesmo tempo em que a pandemia nos impôs uma realidade de trabalho intenso, estamos podendo comprovar o valor da nossa profissão. No entanto, infelizmente, apesar da enorme dedicação dos profissionais da saúde, o Brasil contabiliza mais de 167 mil mortes em decorrência da Covid-19 – muitas das quais poderiam ter sido evitadas se as autoridades, em conjunto com a população, tivessem maior espírito de solidariedade e empatia.

Neste 20 de novembro, comemoramos mais um Dia do Biomédico. A celebração deste ano direciona-se, naturalmente, às variadas formas que o biomédico tem contribuído no combate ao novo coronavirus. Temos visto nossos profissionais realizando trabalhos essenciais no diagnóstico laboratorial e de imagem, na perfusão e circulação extracorpórea, em pesquisas,  na vigilância em saúde. Mas, também, os biomédicos mantiveram-se ativos em tantas outras áreas fundamentais para o cuidado da saúde e do bem-estar da população assim como para o avanço da ciência brasileira.

No ano em que demonstra toda a sua diversidade de competências, a Biomedicina ampliou seu campo de atuação com a inclusão das Práticas Integrativas e Complementares como habilitação. Além disso, o CFBM reconheceu a prática de ozonioterapia, regulamentou o biomédico como profissional liberal e renovou o Código de Ética, evoluindo em conjunto com a atividade e acompanhando as novas necessidades dos biomédicos.

E vamos continuar assim: crescendo, defendendo nossas habilitações e abrindo novos campos de atuação para nossa profissão.

A realidade da pandemia nos impossibilita de estarmos juntos presencialmente no XVII Congresso Brasileiro de Biomedicina, que se adaptou a uma versão on-line que acontece em 20 e 21 de novembro. Mas não deixemos de participar e nos reunirmos, ainda que virtualmente. Precisamos estar unidos para enfrentar as adversidades!

Salve o dia 20 de novembro, salve todos os biomédicos e biomédicas deste Brasil!

Renato Minozzo
Presidente do CRBM-5

 

Compartilhe nas Redes

Skip to content