Segunda a sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Destaque

Retrospectiva 2020

15-12-20 | Destaque, Notícias, Sem categoria

 

A Biomedicina e a pandemia

O CRBM-5 sabia o quanto os biomédicos seriam importantes no enfrentamento da pandemia e, por isso, fez questão de trazer relatos das mais diferentes contribuições dos profissionais. Assim, mostramos o trabalho de liderança e estratégia de Solange Biegelmeyer, à frente do Laboratório Municipal de São Leopoldo, e do professor Jairo Hoerlle, que coordena o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Univates, um dos primeiros do Rio Grande do Sul a ser credenciado para os exames de Covid-19.

Na área de diagnóstico, conversamos com Lisiane Smiderle, que se incorporou à equipe do Laboratório Central do Rio Grande do Sul para auxiliar na realização dos testes de PCR, e com Pâmela Durigon, que contou a dura rotina de trabalho do Hospital Regional do Oeste, de Chapecó (SC), neste momento de pandemia.

A pesquisa esteve representada pela Bruna Blos, que integra a equipe do Hospital de Clínicas responsável por estudar a transfusão de plasma convalescente, e pela Giulia da Costa, que faz parte do grupo da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre que investiga a influência genética na resposta à infecção por coronavirus.

E também falamos com Mellanie Fontes-Dutra, que criou a Rede Análise Covid-19, que tem auxiliado na divulgação de estudos sobre o vírus e no esclarecimento das informações científicas à população.

 

Para entender

Os biomédicos também nos ajudaram a entender diversos aspectos relacionados à pandemia. A imunologia foi tema de uma entrevista com a Fernanda Cordova. Já o conselheiro do CRBM-5, Vlademir Cantarelli, explicou os testes de diagnóstico do novo coronavirus. Lisiane Rocha alertou para os procedimentos de biossegurança e Guilherme da Costa abordou o diagnóstico de imagem. Por fim, Raquel Miranda detalhou o funcionamento da oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), tratamento utilizado nos pacientes em quadro grave de Covid-19.

O CRBM-5 ainda conversou com a biomédica Gabriela Cavagnoli sobre diabetes, doença crônica que é um fator de risco para o agravamento da Covid-19.

 

Vitória no IPE

O persistente trabalho do CRBM-5 e dos biomédicos por mais oportunidades na saúde pública foi contemplado com a inclusão do profissional no quadro de pessoal do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS– IPE Saúde, em abril deste ano. Logo após a reestruturação do quadro, o IPE realizou um processo seletivo em que destinava vagas a biomédicos.

 

Inclusão dos biomédicos

Embora as restrições impostas pela pandemia, o CRBM-5 continuou seu projeto de inclusão dos biomédicos nos municípios e nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No estado gaúcho, o presidente do CRBM-5, Renato Minozzo, reuniu-se com as prefeituras de Imbé e Tramandaí, Caxias, Ijuí e Santa Rosa.

O CRBM-5 divulgou a Biomedicina no VI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, em São Bento do Sul, onde também se encontrou com o prefeito da cidade.

 

Projeto de lei no RS

Através do deputado Issur Koch, o CRBM-5 encaminhou à Assembleia um projeto de lei que inclui o biomédico no quadro de servidores da Secretária de Saúde do RS. O projeto 119/2020 foi apreciado e aprovado pela Comissão Constitucional e de Justiça e agora segue para análise de mérito e posterior votação no Plenário.

 

Habilitações

O CRBM-5 seguiu com a publicação de um conteúdo específico sobre as habilitações da Biomedicina, que orienta os futuros biomédicos e traz a publico a diversidade de competências da atividade. Com entrevistas com profissionais de cada área, neste ano foram apresentadas a hematologia, citologia oncótica, biologia molecular, perfusão e circulação extracorpórea e saúde pública.

 

CRBM-5 Orienta

O CRBM-5 Orienta foi lançado este ano para abordar, de forma simples e direta, assuntos que costumam causar dúvidas nos biomédicos e, também, para manter os profissionais bem informados sobre as regulamentações da atividade. Entre os temas tratados estiveram a diferença entre conselhos e sindicatos, o exercício ilegal da profissão, a atualização dos dados profissionais e os cursos livres.

 

Código de Ética 2.0

Uma demanda antiga dos biomédicos foi contemplada no início de novembro, quando o CFBM publicou o novo Código de Ética do Profissional Biomédico. O documento possui atualizações importantes referentes à divulgação dos serviços por meios digitais e à responsabilidade técnica.

 

Novas possibilidades de atuação

Resoluções e normativas do Conselho Federal de Biomedicina, lançadas este ano, ampliaram o campo de atuação dos biomédicos. No início do ano, foi regulamentada a atividade do biomédico como profissional liberal. A prática de ozonioterapia foi reconhecida e a responsabilidade técnica de biomédico em serviço de vacinação humana permitida. E a Biomedicina ganhou uma nova habilitação: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

 

Novos delegados

O CRBM-5 nomeou três novos delegados para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para reforçar o trabalho de valorização da Biomedicina nas regiões dos dois estados. Guilherme da Costa assumiu o cargo da Comarca de Lajeado (RS), Adiajnye Leslye Antunes Estorillo, da Comarca de São Bento do Sula (SC), e Beatriz da Silva Rosa Bonadiman, da Comarcas Chapecó (SC).

 

Imprensa CRBM-5

Compartilhe nas Redes

Skip to content